Segunda-feira, 29 de Maio de 2017
Proeb realiza I Seminário Interdisciplinar em Guimarães-MA
Ter, 25 de Maio de 2010 14:50

O Programa Especial de Formação de professores para a Educação Básica-PROEB

, realizou no período de 21 a 22 de maio em Guimarães o I seminário Interdisciplinar, com o tema central: Educação e Sustentabilidade: práticas e saberes”. O objetivo é articular a teoria à prática no percurso de formação dos professores e alunos, visando a construção e apropriação de saberes, atitudes e valores voltados aos conteúdos iniciais do curso. Outro fator importante é que o seminário trabalha a formação de atitude investigativa e consciência ecológica Com a participação de 133 pessoas, o evento é uma parceria entre a UFMA e o município que tem a intenção de qualificar profissionais para atuar no setor da educação.

No primeiro dia do evento a abertura solene contou com a participação das principais autoridades do município de Guimarães, bem como dos coordenadores do PROEB da Universidade Federal do Maranhão. Representaram a UFMA na mesa de abertura a assessora de interiorização, Cenidalva Teixeira e o coordenador do pólo o professor José Benedito Martins, do município, participaram o prefeito Pe. William Guimarães, a secretaria de educação Denildes da Silva Cunha, o presidente da câmara dos vereadores Carlos Magno da Silva Cunha, o coordenador pedagógico Antonio Reginaldo Lopes e o representante dos acadêmicos o aluno Ronildo Martins Ferreira. Segundo o prefeito Pe. William Guimarães “a parceira entre a UFMA e o município possibilitou promover uma qualificação profissional.Veio plantar um amanhã com garantias de sustentabilidade por parte dos acadêmicos”.

A professora Maria da Gloria Alencar (UFMA), iniciou a programação do segundo dia com a conferencia Educação, Formação de professores e sustentabilidade no município de Guimarães. Outros docentes presentes foram: Vanja Dominices, coordenadora pedagógica do proeb, Claudia Pecegueiro coordenadora acadêmica , professora Raimunda Marinho, prof Luis Fernando Coelho, Francy Sousa Rabelo, Lincon Serejo, Stelito Reis Filho e Valério Ainda no segundo dia foi desenvolvido palestras como os professores das disciplinas e comunicações orais apresentadas pelos alunos do PROEB.

As comunicações orais desenvolvidas pelos acadêmicos teve como principal foco a realidade e historia de Guimarães, o aluno Ronildo Ferreira fala sobre seu trabalho: “A equipe desenvolveu o trabalho A missão canadense e seu reflexos na história da educação de Guimarães baseada na temática do seminário, nosso trabalho teve a preocupação de pesquisar a história da missão canadense em Guimarães que foi um marco na educação. Existe a historia antes e depois da chegada dessa missão que não teve a preocupação de trazer só o conteúdo, esse movimento tem toda uma relação com a sustentabilidade".

Como parte da programação cultural do primeiro do primeiro dia, coordenado pelo professor Stelito Filho, O Bumba-meu-boi de Zabumba de Guimarães sobre responsabilidade do Sr.Marcelino Azevedo, abrilhantou o evento. No segundo dia os acadêmicos do curso de Filosofia, Ciências Exatas e Educação Física apresentaram aos participantes em uma feira cultural artesanatos , comidas típicas , doces, literatura e frutas.

Segundo o aluno Ronildo Ferreira “O seminário serviu para todos como um aprendizado, afinal de conta é a primeira vez que nos deparamos com essa realidade, tentamos fazer o melhor. Nós não viemos para cá para encontrar defeitos, mas para encontrar soluções para que este seminário tivesse uma repercussão em nossa sociedade, e a UFMA mais uma vez valorizou este momento, trouxe para cá pessoas que eu não imaginava conhecer e que vai enriquecer minha cultura e hoje eu acredito que somos outras pessoas com uma visão mais ampla. A experiência desse seminário é algo de extrema importância e que será inesquecível na minha vida".

Para a professora Claudia Pecegueiro “o seminário desenvolvido atingiu todos os objetivos, os alunos superaram as expectativas do que foi proposto a eles e o nível dos trabalhos apresentados pelos alunos no momento das comunicações orais foi de grande qualidade o que nos deixou muito satisfeito porque isso representa o retorno do nosso trabalho e dos professores na sala de aula".

O PROEB que atua em 08 municípios este ano fez mais três convênios: Morros, Turiaçu e Vargem Grande A próxima fase da realização dos seminários será na cidade de Urbano Santos.

Lugar: UFMA/ASCOM
Fonte: Rosiane de Oliveira/ASCOM/UFMA