Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017
Ter, 01 de Setembro de 2009 12:06

Laboratório de Ensino I, II, III e IV

Reunindo cerca de 88 micromputadores, os laboratórios de ensino são utilizados pelos professores para ministrar suas aulas. Nos demais horários, são usados pelos alunos em pesquisas e no desenvolvimento de seus projetos acadêmicos. Um servidor permite o controle de usuários e o compartilhamento de arquivos.

Laboratório de Ensino I

Laboratório de Ensino II

Laboratório de Pesquisa GESEC

Utilizado pelo Grupo de pesquisa em Engenharia de Software e Engenharia do Conhecimento (GESEC), disponibiliza aos seus diversos membros, tais como professores e alunos de graduação, pós-graduação, especialização e iniciação científica, os recursos necessários para o bom desempenho de seus trabalhos, dentre eles, microcomputadores, servidor de páginas e de arquivos, impressoras, equipamento de rede e projetor multimídia.

Laboratório de Pesquisa GESEC

Laboratório de Pesquisa LACMO

Laboratório de Pesquisa LAWS

O Laboratório de Sistemas Avançados da Web (Laboratory of Advanced Web Systems – LAWS) foi criado em 2007, vinculado ao Departamento de Informática (DEINF) da UFMA e ao Grupo de Pesquisa em Informática Aplicada (GIA), do mesmo Departamento. Em seu embrião inicial, o laboratório congrega esforços de pesquisa relacionados ao projeto SWDSgov, financiado pela FAPEMA e ao projeto MAESTRO, da PUC-Rio.

O LAWS tem como objetivo a realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento envolvendo a infra-estrutura da Web, Multimídia e suas aplicações. Suas principais áreas de atuação são: Avaliação de Desempenho, Qualidade de Serviço, Arquiteturas Orientadas a Serviços, Multimídia e TV Digital.

Laboratório de Pesquisa LSD

O Laboratório de Sistemas Distribuídos  (LSD) foi criado em 2005 com o objetivo de promover a pesquisa e desenvolvimento tecnológico  em Sistemas Distribuídos na Universidade Federal do Maranhão. Atualmente, o LSD congrega professores das áreas Sistemas Distribuídos e Computação Móvel, Avaliação de Desempenho  e Segurança em Computação. Desde a sua fundação, o grupo tem estabelecido diversas parcerias objetivando a integração de docentes, alunos de graduação e pós-graduação em um ambiente colaborativo enriquecido por experiências multi-institucionais e interdisciplinares.

Última atualização em Qui, 27 de Outubro de 2011 20:40